Azuki, à mesa ou na bancada

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A diversidade de sabores é harmonizada com a apresentação dos pratos

O prédio que se destaca na paisagem da avenida Garibaldi (nº 755), no Ahu, pela sua predominante cor vermelha, diante do Complexo Judiciário, reserva em seu interior, onde os tons de vermelho também são destaque, uma sucessão de sabores orientais combinada com a cuidadosa, e até artística, apresentação dos pratos. Ali é o Azuki Sabores do Japão, onde os itens do menu podem ser degustados de duas maneiras: à mesa, pelo cardápio normal, ou numa bancada junto à esteira rolante (kaiten sushi/sushi em movimento), numa sucessão de atraentes pequenas porções.

Outra particularidade do local é um ambiente temático inspirado nos karaokês japoneses, onde a clientela tem à sua disposição uma coleção de mais de sete mil músicas. A sala comporta até 50 pessoas e é requisitada para eventos sociais e corporativos.

O Azuki, com estacionamento gratuito, abre para almoço e jantar – também atende pelo delivery – e o cardápio é amplo e lista uma série de opções de iguarias frias e quentes e combinados, que também podem ser servidos nos tradicionais barcos: ali figuram sushis, sashimis, carpaccios, niguiris, temakis, uramakis, yakissobas, yakimeshis, tempurás, missoshiros e outras delícias orientais. Além de delicados doces.

O empresário Hideki Hattori, que comanda o Azuki juntamente com sua esposa Márcia, revela que ali são consumidos mensalmente três toneladas de salmão e 250 kg de atum, peixe também muito apreciado pela clientela. E anuncia para breve inovações no cardápio vindas diretamente do Japão.

O nome – Azuki – remete a um pequeno feijão, vermelho escuro ou roxo, muito popular no Japão e também muito utilizado na elaboração de doces.

Peru Week começa dia 1º

O Peruano Gastronomia e Cultura e o Q Ceviche, do Novotel Batel, de Curitiba, e o Quina do Chef, de Campina Grande do Sul, na região metropolitana da capital paranaense, figuram entre os 36 restaurantes brasileiros especializados na culinária peruana que participam da Peru Week, entre 1º e 15 de dezembro.

A Peru Week, campanha de promoção do turismo e da gastronomia, é organizada pela Comissão de Promoção para a Exportação e o Turismo (Promperu) e seu escritório no Brasil, vinculado ao Ministério de Comercio Exterior e Turismo daquele país. Este ano, os amantes da culinária peruana poderão provar pratos cujos preços vão de R$ 42 a R$ 170, durante os 15 dias de campanha.

Esta edição também contará com sete lives sobre Experiências Gastronômicas com chefs peruanos atuantes no Brasil e no Peru, conduzidas pela plataforma digital Foodpass. A programação, que terá aulas-show de culinária, lives de cantoras peruanas e atrações turísticas, está em www.peruweek.com.br, onde os interessados poderão também conferir menus, preços e horários.

Todas as lives serão abertas ao público e transmitidas pelos instagrans da Promperu Brasil e Foodpass. A de abertura será às 11h da terça-feira 1º de dezembro. Além dos 36 endereços, participam da Peru Week 2020, 70 operadoras de turismo, que oferecerão pacotes promocionais; duas companhias aéreas que voam para Lima – Gol e Latam; e três consolidadoras – Esferatur, Rextur Advance e Sakuratur, que apresentação tarifas especiais aos agentes de viagens. No total, 111 empresas.

Spaccio RAR no Batel

Loja da RAR tem vinhos da marca e linha de produtos importados

A recém-inaugurada franquia da Spaccio RAR em Curitiba (r. Francisco Rocha, 717, Batel) tem, entre seus diferenciais, o espaço Confraria, destinado a encontro de grupos de amigos e famílias em torno do vinho e de uma variada gama de produtos. Os membros da confraria podem degustar brusquetas, tábuas de frios, além de produtos orgânicos, itens da carta de vinhos produzidos pela RAR, vinhos RAR Mais, entre outras bebidas, como informa Felipe Michelon, o franqueado da marca.

A loja, com um portfólio de aproximadamente 450 produtos da marca e de fornecedores parceiros, abre de segunda-feira a sábado, das 10h às 20h e aos domingos e feriados, das 10h às 15h. O evento de inauguração do Spaccio RAR contou com a presença do presidente do Conselho de Administração das Empresas Randon, David Abramo Randon; do diretor-superintendente da RAR, Sergio Martins Barbosa; da acionista Maurien Randon Barbosa; e de Arthur Randon Barbosa, representante da terceira geração da família Randon.

Esta é a terceira unidade Spaccio RAR, que já conta com lojas em Vacaria e no Passo Fundo Shopping, no Rio Grande do Sul. A expectativa da empresa é inaugurar mais três franquias até o final de 2021 e atingir 18 unidades até 2025. Já está em fase de tratativas a abertura de uma franquia na cidade de Balneário Camboriú (SC). A RAR foi fundada pelo empresário gaúcho Raul Anselmo Randon e começou com o cultivo de maçãs nos anos 1970. Hoje, trabalha com linha de importados como queijos e acetos italianos, presuntos e salames italianos e espanhóis e azeites de oliva chilenos. A empresa, com sede em Vacaria (RS), ainda conta com linha de 19 rótulos entre vinhos e espumantes e azeite de oliva a partir de produção própria.

Barollo em Camboriu

A Barollo terá lugar de destaque no projeto do Ecomall

A Barolo Trattoria, com endereços em Curitiba, Londrina, Maringá e São Paulo, terá mais uma unidade a partir de janeiro de 2021: o PZ Ecomall de Balneário Camboriú (SC), espaço gastronômico que abre suas portas naquele mês, com 10 operações, na rua 3500, esquina com a avenida Brasil. A Barollo vai funcionar no rooftop do PZ Ecomall.

Wladimir Trombini, sócio da trattoria, garante que a nova casa terá o mesmo timbre de qualidade que a caracteriza desde que foi fundada há 22 anos. “A nossa carta de vinhos sempre foi um grande atrativo e no PZ Ecomall nossa adega vai surpreender pela variedade de rótulos, adequados para o clima da cidade, e um espaço aconchegante,  cercado pela sustentabilidade e a vida ao ar-livre e na praia”, destaca.

Ao todo, o PZ terá 10 operações gastronômicas; já estão confirmadas: Matteo Gelato Criativo, de Cuiabá; Café Cultura, de Florianópolis;  Puppilo Pizza, de Itajaí; e a Barolo Trattoria, de Curitiba.  Novos nomes serão anunciados em lives, sempre às terças e quintas-feiras, às 19h, no instagram @pzecomall.