A 26ª edição do Inspiramais, ponta de lança de materiais para a indústria de calçados, móveis, confecções e bijuterias, aguarda compradores de 38 grupos internacionais, nos dias 19 e 20 próximos, em Porto Alegre. “São grupos com grande potencial e que buscam cada vez mais produtos brasileiros, não somente por fatores macroeconômicos, mas também pela qualidade e sustentabilidade”, observa Luiz Ribas Júnior, gestor de Mercado Internacional da Assintecal-Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos

O Projeto Comprador, ação do By Brasil Components, Machinery and Chemicals, uma parceria da Assintecal com ApexBrasil e Sebrae, receberá interessados da Argentina, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Peru, Espanha, Portugal, Rússia e Índia, responsáveis pela produção de 32 milhões de pares de calçados por ano.

Ribas Júnior lembra que “existe uma tendência de alta até o final do ano, especialmente para países da América Latina, que vêm diminuindo as importações de materiais da Ásia em função do aumento dos preços dos fretes”.

O Inspiramais 2023_II – Terra apresentará as criações de 150 expositores para mais de cinco mil visitantes, numa promoção da Assintecal, Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil, Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, Abimóvel e ApexBrasil.

Resíduos de couro fertilizam a terra

A Ilsa Brasil já atingiu a marca de 300 mil toneladas de resíduos de couro transformadas em fertilizante, suficiente para adubar cerca de 500 mil hectares de lavouras no Brasil, América Latina e Europa. Esse resultado será apresentado em palestra no Inspiramais 2023_II – Terra pelo diretor de marketing da empresa, Thiago Stella de Freitas.

Ele explica que essa transformação se faz através de um processo de hidrólise térmica, que somente a Ilsa, empresa italiana no Brasil desde 2009, é capaz de realizar na América Latina em escala industrial.

O resíduo vira uma gelatina rica em nutrientes e em carbono orgânicos, colaborando na sustentabilidade e inserção na economia circular do setor de curtumes, cuja presença  é expressiva no Inspiramais, representada pela Casa Romeu, Couroquímica, Couros Bom Retiro, Curtume Mats, FAF, Fuga Couros, JBS Couros-Leather Labs, Nova Kaeru, OCM Best Brasil, Rhoma Pelles, Sculp Leather Store by Krumenauer, Strut, Tre Anytry, Treat e Zitty. 

Esquentando os pés na arte 

A Lupo lança novas meias da coleção Pé na Arte, desta vez elegendo a street art de Guilherme Kramer e Aracê. Cada estampa carrega um significado e a identidade dos artistas e, nas embalagens, um QR Code direciona o consumidor a um vídeo dos ateliês, mostrando a produção dos desenhos e todo o processo criativo dos desenhos.

Kramer é reconhecido por suas pinturas de rostos e coloridas paisagens bem detalhadas.  Aracê, nascido em Araraquara, cidade sede da Lupo, desenha motivos tropicais e grafismos indígenas.

“Pé na Arte surgiu da ideia de trazer um design diferenciado e um pouco mais abstrato, com um conceito por trás de cada estampa, e também trazer mais reconhecimento para os trabalhos de artistas brasileiros”, diz Estela Pacheco, gerente de produtos da empresa. 

Desfile mostra moda do Boqueirão 

Polo de malhas e aviamentos, o bairro Boqueirão volta a ter seu dia de moda nesta sexta dia 15, às 19h, numa realização anual da prefeitura. A Miss Paraná Mundo 2022, Marcela Germano, que representou Curitiba no certame e disputará o título de Miss Brasil Mundo em agosto, abrirá o desfile. Ela e 60 modelos vão desfilar nos 150 metros da plataforma metálica da Rua da Cidadania sobre a avenida Floriano Peixoto.

6ª Boqueirão Fashion Day, produzido pelo professor Júnior Gabardo,  mostrará coleções assinadas por estudantes de moda das universidades Positivo e Uniandrade, enaltecendo a sustentabilidade, solidariedade e paranismo.

Os tecidos e aviamentos foram doados pelos comerciantes da Rua Bley Zornig. Dono da loja Souza Tecidos há 15 anos, José Antônio de Souza conta que o evento é “muito importante porque ajuda a divulgar ainda mais a nossa rua, reforça a relação com a clientela e aumenta as vendas”.

Os alunos de estética do Senac produzirão os cabelos e a maquiagem dos modelos. Como nos anos anteriores, haverá dança. Sob coordenação da coreógrafa e professora Petra Schuster, vinte adolescentes do projeto social Adote Uma Estrela dançarão ao som de This is Me.