Armored Dawn anuncia turnê pelo Brasil com bandas veteranas

309

O anúncio oficial aconteceu em São Paulo, no Teatro Prevent Senior

O Diário Indústria & Comércio foi convidado para a coletiva de imprensa de anúncio oficial da turnê Armored Dawn Convida, que reunirá bandas do Metal nacional em shows pelo Brasil. Encabeçado pela banda Armored Dawn, que vem se destacando cada vez mais no cenário Metal no Brasil, o festival itinerante contará também com os veteranos Dr. Sin e Korzus, além de Jimmy & Rats (ex-Matanza) e a iniciante Medjay.

O evento de apresentação teve início com uma coletiva de duas horas de duração, onde os jornalistas puderam também conferir em primeira mão o novo videoclipe, Viking Soul, que estréia amanhã e marca o início da união do grupo paulista com a gravadora internacional Sony. Até chegar à uma major, o sexteto trabalhou muito e unido, com um conceito de cooperativa. O vocalista explicou que todos na banda tem alguma função específica, ou seja, não é apenas ser um instrumentista. Toda esse foco tem a regência do diretor artístico Marcello Pompeu, também vocalista do Korzus.

Entrevista com as bandas da turnê “Armored Dawn Convida”.

No longa conversa com a imprensa, o simpático guitarrista finlandês Timo Kaarkoski falou da importância do material físico, em tempos de plataformas digitais de música, afirmando que só ouve CD, não se rendendo a modernidade nesse caso. O músico, em outro momento, afirmou que viu vários shows da banda Stratovarius, sua conterrânea, no começo de carreira para poucas pessoas, explicando com isso que a perseverança é essencial dentro do mercado musical. O referido grupo é hoje um dos maiores nomes do Metal daquele país. O vocalista Eduardo Parras, médico de formação, falou de sua paixão pela música do Norte do país, principalmente por Parintins, a terra do Garantido e Caprichoso. Segundo ele, essa admiração pode se tornar uma música deles no futuro, ainda mais que ele confirmou que no próximo álbum haverá uma música cantada em português, que pode dar vazão a essa mescla de estilos a princípio dicotômicos.

Quanto ao critério de escolha das bandas, Rodrigo Oliveira explicou que eles escolheram bandas amigas mais próximas e com disposição, para poder começar com a ideia. Depois outros grupos devem ser adicionados ao projeto, que já tem datas pré-agendadas para o segundo semestre, no mês de agosto. Além dos veteranos, a banda mineira Medjay foi convidada para a excursão, devido a afinidade de objetivos e estilo de vida focado. Foi ainda frisado pelos músicos que as bandas estão se esforçando para fazer a turnê acontecer, dividindo equipamentos e equipe técnica, sem exigências extravagantes, para que a coisa toda possa funcionar financeiramente tanto para os grupos quanto para os contratantes.

Apresentação ao vivo
Após o descontraído e produtivo bate papo, a banda se preparou para uma apresentação ao vivo, no mesmo local, para os convidados da imprensa, influenciadores e membros de seu extenso fã clube. E aí reside outro trunfo do sexteto: sua base de fãs é sólida e participativa. Durante o show, eles agitaram, cantaram junto e entraram no clima viking com vestimentas e adereços como escudos, espadas e pinturas faciais. No repertório, destaque total para as músicas do mais recente disco, Viking Soul, que mostra um grande amadurecimento musical.

Banda Armored Dawn ao vivo.

Do álbum anterior, Barbarians in Black, algumas das favoritas dos fãs, como a balada “Sail Away” e a certeira “Gods of Metal”, com refrão forte, característica na maioria das composições da Armored Dawn. Do mais recente álbum, destacaram-se “Ragnarok” (com letra composta por Antônio Araújo, guitarrista do Korzus), “Animal Uncaged” e “Fire and Flames”. A formação atual é Eduardo Parras (vocal), Timo Kaarkoski (guitarra), Tiago de Moura (guitarra), Heros Trench (Korzus, baixo), Rafael Agostino (teclados) e Rodrigo Oliveira (Korzus, bateria).

Repertório Armored Dawn
1- Beware of the Dragon
2- Chance to Live Again
3- Face to Face
4- Animal Uncaged
5- Heads Are Rolling
6- Zombie Viking
7- Sail Away
8- Fire and Flames
9- Gods of Metal
10- Ragnarok
11- Rain of Fire

A abertura ficou com o lendário Virus, oriundo dos anos 80 e que apenas em 2019 lançou seu primeiro disco. A formação atual conta com Flávio Ferb (vocal), Fernando Piu (guitarra), Renato RT (guitarra), Guilherme Boschi (baixo) e Lucio Del Ciello (bateria). O show teve sons antigos, clássicos do estilo no Brasil, e surpreendeu pela som nítido e energia dos veteranos. A presença de palco do grupo chama a atenção, e seu repertório curto, de pouco mais de meia-hora, se encerrou com “Batalha no Setor Antares”, clássico eternizado em 1984 na SP Metal 1, coletânea da época que trazia alguns dos expoentes do Brasil naquele momento. Após 35 anos, a canção e o material do Vírus continua letal.

Repertório Vírus
1- Ignis
2- Matthew Hopkins
3- Povo do Céu
4- Sacrifício
5- O Eremita
6- Batalha no Setor Antares

Banda Virus: Lenda dos anos 80.

Turnê
A turnê Armored Dawn Convida, com Korzus, Dr. Sin, Jimmy & Rats, Medjey e Armored Dawn chega a Curitiba dia 02 de maio, sexta-feira, na Opera de Arame. Confira abaixo o serviço do show com todas as informações:

Turnê Armored Dawn Convida em Curitiba
Data: 02 de maio de 2020 (sábado)
Local: Opera de Arame
Endereço: Rua João Gava, 970 – Abranches
Ingressos: a partir de R$ 44
Venda online: www.eventim.com.br