O Programa Previne Brasil foi instituído pelo Ministério da Saúde em 2019 e desde 2020 avalia os municípios em relação a alguns indicadores de saúde. A partir destes números é realizada a classificação e também a forma de repasse de transferência mensal de verbas públicas para as prefeituras. De acordo com a última publicação do programa, Araucária aparece em posição de destaque entre os municípios da Região Metropolitana com nota 7,60 (Indicador Sintético Final). Para que os indicadores sejam atingidos é de extrema importância que as informações sejam atualizadas constantemente, que os profissionais que assistem e os seus gestores estejam sempre em sintonia com as metas dos programas e com a transparência e insiram os dados no sistema em tempo real.

Departamento de Meio Ambiente e Departamento de Vigilância Patrimonial de Assis Chateaubriand estão em novo local
Na segunda-feira (27), o Departamento de Meio Ambiente e o Departamento de Vigilância Patrimonial, iniciaram as atividades e atendimento presencial no Centro de Educação Ambiental Dionísio Binatti, localizado no Parque Municipal São Francisco de Assis (Horto). Dessa forma, os munícipes poderão realizar solicitações e tirar dúvidas diretamente no local. O Departamento de Meio Ambiente é responsável por realizar atividades relacionadas ao licenciamento, fiscalização e normatização ambiental, bem como, o controle, regularização, proteção, conservação e recuperação dos recursos naturais. O Departamento de Vigilância Patrimonial é responsável por realizar planejamento, coordenação e execução para a proteção patrimonial, entre outras atividades.

Abertas pré-inscrições para oficinas culturais do programa Cambé Oportuniza
A Secretaria Municipal de Cultura abriu as pré-inscrições para os cursos do programa Cambé Oportuniza. As inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfsQSXJ-sItRG3sQna2aXUZ5tWSholZN4rLOC3cYl8B4EIfg/viewform, pelo Instagram da Secretaria (instagram.com/secretariacultura.cambe) ou pelo telefone 3174-0322. Serão oferecidas aulas de Desenho e Pintura, Teatro, Balé, Violão, Artesanato, Flauta e Danças Urbanas.

Mudanças no trânsito irão melhorar o fluxo de vias públicas da Sede de Campina Grande do Sul
A Prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Trânsito – DEPTRAN, informa à população que a partir do dia 1º de julho, ocorrerão mudanças no sentido do fluxo de algumas vias na região da Sede do município. As alterações são decorrentes de medidas aprovadas pelo órgão de trânsito para melhorar a mobilidade urbana e garantir a segurança de condutores de veículos e pedestres que circulam pelas vias da região. As vias que sofrerão alterações são: Rua Telêmaco Crisóstomo da Silva, localizada na Sede, Avenida João de Assunção e Rua Jorge Alves Hathy, ambas no Jardim da Colina. A Rua Telêmaco Crisóstomo da Silva passará a ser via de mão única entre os cruzamentos das Ruas Coronel Monteiro e Walfrido Ribeiro de Souza, em direção à primeira, a fim de organizar o fluxo e dar mais segurança ao tráfego de veículos no local.

Escola de Pais leva conscientização e aprendizado às famílias de Apucarana
A Autarquia de Educação realizou, na noite de segunda-feira (27/6), no Cine Teatro Fênix, a primeira edição da Escola de Pais da rede municipal de Apucarana. A iniciativa faz parte de um projeto de Educação Socioemocional que vem sendo desenvolvido, desde o início do ano letivo, em 23 centros infantis (CMEIs) e 35 escolas. O objetivo é aproximar as famílias das unidades de ensino, despertando nos pais o interesse de participarem mais ativamente da vida escolar dos seus filhos e contribuindo para a melhoria da autoestima e da aprendizagem dos alunos.

Sexta célula do aterro sanitário está em fase de conclusão em Campo Mourão
Está em fase de conclusão a sexta célula do aterro sanitário municipal para a destinação dos resíduos sólidos coletados diariamente pela empresa Seleta. A ampliação da capacidade do aterro, conforme as normas ambientais, foi viabilizada por meio de convênio no valor de R$ 2,1 milhões, firmado no ano passado com o Instituto Água e Terra do governo do Estado e contrapartida de R$ 89,5 mil do município. Instalado na área rural na região da comunidade São Benedito, o aterro sanitário é gerenciado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal, com a manutenção e conservação a cargo da empresa Seleta, que tem a concessão da limpeza pública da cidade. Cada célula comporta o recebimento dos resíduos por cerca de quatro anos.

Arrecadações da Campanha do Agasalho “Cabide não sente frio” seguem até esta quinta em Arapongas
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) reforça para as doações da campanha de inverno “Cabide não sente frio 2022”. As doações seguem até o dia 30 de junho. A 6º edição da mobilização visa arrecadar o maior número de agasalhos, roupas e cobertores em bom estado a serem doados para as famílias que mais precisam. As caixas coletoras personalizadas com o tema da campanha estão disponíveis em vários locais (Paço Municipal; CCI’s, escolas municipais; CMEI’s; CRAS; UBS’s; comércios; empresas e etc). A Semas disponibilizará também pontos de coletas itinerantes nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) – com datas e horários a serem divulgados no decorrer da campanha.