A Secretaria Municipal da Saúde informa que os ciclos de aplicação de inseticida com o equipamento de Ultra Baixo Volume (UBV), o chamado ‘fumacê’, estão chegando ao fim em Umuarama. A previsão é que o procedimento seja concluído até o próximo domingo (3), com os dois últimos ciclos de passagem dos veículos pulverizando o produto destinado ao controle do mosquito transmissor da dengue em sua fase adulta, nos bairros onde a infestação é maior. “Os aplicadores iriam embora nessa semana, mas foi decidido estender um pouco mais a aplicação do fumacê para que o processo tenha mais resultado. Além da infestação do mosquito, a cidade enfrenta surtos de dengue com alto número de pessoas infectadas em praticamente todos os bairros”, explicou a coordenadora do Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental, Renata Luzia Ferreira.

Toledo recebe selo do programa educa por ação no ‘dia d’ do maio amarelo
As ações promovidas pelo Projeto Educa Trânsito no ‘Dia D’ do Maio Amarelo, desenvolvido pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU) e apoio de diversos setores, receberam o Selo Digital Oficial do Programa Educa (Educação para Mobilidade Consciente). O anúncio foi feito na última segunda-feira (27) em uma reunião virtual e a atividade que credenciou Toledo a conquistar este selo foi a apresentação teatral ‘Dois Motoristas Maluquinhos’, realizada em parceria com a Secretaria de Cultura. O reconhecimento é dado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Educação de Tibagi realiza projeto de leitura nas escolas municipais
A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), trabalha em um projeto que tem como principal objetivo estimular a leitura dos alunos da rede municipal de ensino. “A prática da leitura estimula a criatividade, diminui o estresse, desenvolve a imaginação, trabalha a memória, aprimora o vocabulário, ajuda na escrita e traz muitos outros benefícios. Um dos objetivos do projeto é articular os propósitos sociais e os didáticos, evitando, assim, fragmentação de conteúdos. Articular propósitos torna o estudante corresponsável pela própria aprendizagem, tornando-a de caráter mais colaborativo e com ações que favorecem conhecimentos em diversas áreas”, garante a secretária de Educação, Anne Elize Wrobel.

Profissionais da saúde e crianças de 5 a 10 anos não vacinadas devem se vacinar contra a Meningo C em Telêmaco Borba
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para a vacinação contra a Meningo C para profissionais de saúde e crianças na faixa etária de 05 a 10 anos, ainda não vacinadas com nenhuma dose anterior. A vacinação iniciou na terça-feira (28) e segue até fevereiro do próximo ano. O imunizante está disponível na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas. A vacinação tem como objetivo aumentar a proteção contra a doença meningocócica C, evitando surtos da doença, hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e até óbitos.

Internet e telefonia: Procon de São José dos Pinhais cobra qualidade do sinal das Operadoras; 18,8% dos bairros não têm cobertura
Uma pesquisa realizada em 2021 pelo Procon de São José dos Pinhais, apurou que em 71% dos bairros do município a qualidade do sinal de internet e telefonia oscila muito. Mais de 1 mil consumidores participaram da pesquisa que mapeou esse tipo de problema na cidade no ano passado. Com esse levamento em mãos, o Procon-SJP irá cobrar investimentos das operadoras, além do cumprimento das regras da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Novo caminhão para limpeza de fossas sépticas vai ampliar programa de gestão de resíduos em Quatro Barras
Quatro Barras terá mais um reforço na política de gestão de resíduos. Nesta quarta-feira (29), o prefeito Loreno Tolardo e o vice-prefeito Jarbas Mocelin estiveram na Academia Militar do Guatupê, em solenidade do Governo do Estado, para receber um novo caminhão, destinado à limpeza de fossas sépticas. A entrega de caminhões faz parte do Programa Patrulha Ambiental, uma iniciativa da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST) e do Instituto Água e Terra (IAT), para equipar os municípios para ações ligadas ao meio ambiente.

Mutirão de Educação Ambiental e Limpeza acontece de 4 a 8 de julho no Estância Pinhais
O Mutirão de Educação Ambiental e Limpeza, da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), acontece na próxima semana em algumas ruas do bairro Estância Pinhais. Esta é a 87ª edição do programa que é realizado periodicamente no município. Os serviços serão promovidos entre os dias 4 a 8 de julho, com a coleta de madeira e móveis inservíveis, resíduos eletroeletrônicos, entulho em pequena quantidade (até 1m³), pneus inservíveis e ações educativas, entre elas orientações e atividades de combate à dengue realizadas pelos agentes de endemias.

CRAS de União da Vitória faz ações educativas em Rio vermelho e São Domingos
A equipe do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS de União da Vitória realizou na semana passada diversas ações e oficinas para alunos nas localidades de Rio Vermelho e São Domingos. A iniciativa organizada pela Secretaria de Assistência Social leva mensalmente ações educativas e culturais nas duas comunidades.