António Guterres celebra retorno dos EUA ao Acordo de Paris

294

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas celebrou o retorno iminente dos EUA ao Acordo de Paris sobre mudanças climáticas.

António Guterres realizou uma coletiva de imprensa na quinta-feira, um dia antes do retorno dos EUA ao pacto. Ele expressou otimismo com relação ao compromisso do presidente Joe Biden em zerar as emissões líquidas dos gases causadores do efeito estufa até 2050.

“Esta decisão fortalece a ação global”, declarou Guterres. Disse ainda que “países que atualmente somam dois terços da produção de poluição global por carbono estão almejando a meta de neutralidade de carbono até 2050”.

O secretário-geral disse ainda esperar que as metas de redução de emissões a serem apresentadas pelos EUA à ONU venham a ajudar a guiar outros países. Está previsto no Acordo de Paris que os membros signatários apresentem suas metas de redução à organização mundial.

Guterres também ressaltou que os EUA terão um papel central no sucesso da conferência sobre mudanças climáticas COP 26. A conferência internacional está marcada para ocorrer em Glasgow, no Reino Unido, em novembro.