A tecnologia e a qualidade da Olimpus Automotive foram selecionadas pela General Motors do Brasil para desenvolver e produzir um novo conceito em antena original no mercado interno.

a Shark (tubarão), que equipa a versão Elite, top de linha do Chevrolet Vectra 2008, e a recém-lançada configuração hatchback do modelo, o Vectra GT-X. Produzida com tecnologia 100% nacional desenvolvida pela Olimpus Automtotive, a antena Shark é o primeiro projeto deste conceito destinado, exclusivamente, à recepção de ondas AM e FM. Com 14,5 mm de comprimento, e apenas 80 mm de largura e de altura, a antena Shark Olimpus destaca-se pelo design totalmente aerodinâmico, arrojado e inovador. Seu formato semelhante ao da nadadeira dorsal do tubarão possibilita-lhe menor atrito com o ar, contribuindo para o baixíssimo coeficiente de penetração (Cx) da linha Vectra, que é de 0,32. Fora isso, o desenho da antena Shark Olimpus empresta ao veículo um visual agressivamente esportivo, embora discreto. Apesar das pequenas dimensões da carenagem de plástico injetado – especialmente na altura – a antena Shark Olimpus mantém inalterado o elevado alcance de recepção dos sinais de AM e FM das versões com haste convencional, bem como a alta fidelidade do som reproduzido. O interior da antena Shark Olimpus
abriga duas placas eletrônicas integradas, montadas com tecnologia 100% SMD (Surface Mountage Device) – no qual os microcomponentes são inseridos por processo robotizado – e posicionadas perpendicularmente em forma de ”T” invertido. A placa superior, vertical, faz o papel da haste e recepciona as ondas de rádio, enquanto a horizontal contém os circuitos eletrônicos que amplificam e decodificam os sinais que são enviados ao aparelho de som do veículo.

Vectra Elite 2008

O Chevrolet Vectra, um dos mais sofisticados sedãs médios nacionais, ficou ainda mais requintado em sua linha 2008, composta pelas versões Elegance e Elite, que está chegando às concessionárias. O modelo passa a incorporar novos itens de conforto e conveniência, como lâmpadas halógenas e palhetas do limpador de pára-brisa com estrutura de borracha. As inovações são mais evidentes na versão top Elite, com motor 2.4 Flexpower, que está ainda mais requintada com a disponibilidade do descansa-braço, novo acabamento em couro, três novas opções de cores para a carroceria e a antena Shark Olimpus Automotive. Com design moderno, a antena foi projetada para harmonizar-se às linhas sofisticadas e atuais do modelo, e desenvolvida para atender aos rigorosos testes de qualidade quando conectada à arquitetura eletrônica do sistema de sonorização.

Vectra GT

Cercado de enorme expectativa, o novo Chevrolet Vectra hatchback, com opções de acabamento GT (básica) e GT-X (top), já está nas ruas. A versão esportiva do Vectra é oferecida apenas na configuração de cinco portas e motor 2.0 Flexpower. O Vectra hatch exibe as mesmas formas externas multifacetadas do sedã, assim como o estilo moderno, agressivo e elegante. As novidades que lhe agregam a personalidade ainda mais esportiva estão concentradas da larga coluna “C” à tampa traseira, com destaques para conjunto ótico em forma de elipse e para a antena Shark, exclusiva para a versão top GT-X.

Segundo a GM do Brasil, os Vectra GT e GT-X vêm para disputar o segmento dos hatchs médios premium com o VW Golf, Fiat Stilo e Peugeot 307, principalmente.

Há 60 anos no mercado brasileiro, a Olimpus Automotive é maior fabricante de antenas e alarmes da América Latina.