Alimentação suplementar

512

Os pets precisam de uma nutrição balanceada para o bom funcionamento do organismo e as necessidades nutricionais mudam de acordo com a espécie e com as fases da vida do animal. De acordo com a médica veterinária Priscila Brabec, a suplementação alimentar contribui no aporte de nutrientes como, por exemplo, vitaminas, minerais, ácidos graxos essenciais, proteínas, aminoácidos. Os suplementos auxiliam pets que não se alimentam adequadamente por motivo de doença ou estresse (idosos, gestantes, lactantes e atletas). “É importante ressaltar que a suplementação deve sempre ser feita com a orientação de um médico veterinário, levando em consideração as necessidades individuais de cada pet”, finaliza Priscila.

Cuidados com o frio

Cães e gatos também são afetados pela queda da temperatura e podem, inclusive, ficar resfriados. A médica veterinária Ana Paula Ferreira Castro sugere que os passeios devem ser feitos nem tão cedo e nem tão tarde, para evitar pegar as temperaturas baixas; roupas adequadas e confortáveis devem ser usadas em animais que gostam; o banho está liberado, mas se for feito em casa, o tutor deve cuidar com a temperatura da água e o horário e secar totalmente os pelos e ouvidos; a vacinação do pet deve estar em dia para evitar inúmeras doenças.

Conflito entre gatos

Os gatos são naturalmente territorialistas, por isso, em alguns casos, a presença de outro animal no ambiente pode ser identificada como uma invasão. Em casas com múltiplos felinos, os relatos de brigas e perseguições são comuns e causam uma série de transtornos para o bem-estar dos animais. A médica veterinária Nathalia Fleming sugere que em ambientes com múltiplos felinos, por exemplo, é importante criar um ambiente cat friendly que assegure a privacidade e a individualidade de cada pet. Por instinto nenhum gato comeria ou beberia em um local onde se sentisse ameaçado, portanto, o local precisa dispor de potes, caixa de areia, brinquedos e arranhadores individuais em ambientes separados. Desta forma, o tutor estará assegurando o bem-estar e a interação saudável entre os pets.