Ações europeias têm melhor semana em sete meses

315

As ações europeias registraram seu melhor desempenho semanal em sete meses nesta sexta-feira, já que um início brilhante para a temporada de balanços corporativos ajudou a aliviar preocupações de investidores sobre a alta da inflação.

O índice pan-europeu STOXX 600 subiu 0,7%, para uma máxima em um mês, e ganhou 2,6% na semana, após forte recuperação no apetite por risco nas duas últimas sessões.

O setor bancário deu o maior impulso ao índice, com alta de 1,8%, após resultados trimestrais dos maiores credores de Wall Street acima das expectativas, na esteira da recuperação econômica e de forte atividade de acordos.

Os bancos europeus passaram a operar acima de níveis pré-pandemia nesta sexta-feira, enquanto nos EUA um índice bancário cravou recorde.

Na Europa, os índices para os setores de varejo, petróleo e gás e viagens aumentaram entre 1,6% e 2% nesta sessão.

“Um foco renovado nas notícias sobre a saúde das empresas ajudou as ações globais nas últimas duas sessões, e os resultados do setor bancário dos EUA proporcionaram outro impulso significativo aos índices”, disse o analista Ian Williams, da Peel Hunt.