Acesso de mulheres ao mercado de trabalho  será ampliado

320

A operadora  TIM  promoveu recentemente uma coletiva de imprensa virtual para anunciar o lançamento de um projeto que visa acelerar o desenvolvimento de carreiras e o acesso das mulheres ao mercado de trabalho no Brasil. Participaram  o CEO da TIM, Pietro Labriola; a VP de Recursos Humanos da operadora, Maria Antonietta Russo; a fundadora da plataforma Mulheres Positivas e co-criadora do projeto, Fabiana Saad; e representantes das primeiras empresas signatárias do movimento, grandes companhias de diferentes setores do mercado.

O jornalista Luiz Augusto Juk, do jornal “DIÁRIO INDÚSTRIA & COMÉRCIO” participou do encontro que  contou com um bate-papo sobre os desafios enfrentados pelas mulheres em carreiras nas áreas de ciência e tecnologia.

Desafios no acesso à educação e ao mercado de trabalho, preconceito em processos seletivos, disparidade salarial. É a realidade encontrada por grande parte das brasileiras que buscam ou estão em um emprego e também daquelas que querem empreender. Com o objetivo de transformar esse cenário, a TIM uniu grandes empresas em uma iniciativa para acelerar o desenvolvimento de carreiras e o acesso das mulheres ao mercado de trabalho no Brasil. Nove companhias líderes de seus segmentos são as primeiras a aderir ao movimento: Accenture, Adidas, Enel, Generali, Microsoft, Oracle, Pirelli, Stellantis e Via.

O CEO da TIM, Pietro Labriola, disse na ocasião que “as mulheres estão enfrentando desafios sem precedentes, agravados pela pandemia que evidenciou ainda mais as desigualdades sociais e de gênero. O acesso ao mundo digital e o desenvolvimento de habilidades exigidas por ele se tornaram uma urgência para aquelas que querem e precisam se inserir no mercado de trabalho. É      o momento de unirmos esforços e promover iniciativas concretas de inclusão e transformação social. Estamos orgulhosos de permitir que mais mulheres imaginem as possibilidades.”

Aplicativo “Mulheres Positivas” ajudará

O projeto conta com um aplicativo que funcionará como uma plataforma digital de oportunidades de emprego, desenvolvimento profissional e conteúdos para fortalecer o empoderamento feminino. Por meio do app “Mulheres Positivas”, criado pela empresária Fabiana Saad, serão divulgadas vagas de trabalho das empresas parceiras, em diversos níveis hierárquicos.

Uma seção dedicada a cursos também foi criada, com conteúdos sobre carreira, negócio, tecnologias, equidade de gênero, inovação, entre outros, cedidos pelas companhias participantes, para apoiar mulheres em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Todos os cursos poderão ser acessados de forma gratuita e clientes TIM navegam na plataforma sem consumir seu pacote de dados.

Outra ação é a mentoria intercompany, com duração de seis a oitos meses, focada no desenvolvimento de carreira de mulheres das empresas participantes. As sessões serão realizadas de maneira cruzada: uma diretora da Microsoft, por exemplo, poderá atuar como mentora de uma colaboradora da Pirelli e assim por diante. A coordenação dessa iniciativa será realizada pela consultoria CMI Business Transformation, liderada por Maristella Iannuzzi. A campanha de lançamento do movimento teve  a participação da cantora Iza, que vai atuar como embaixadora da iniciativa.