Todas as empresas, independente do porte, estão sujeitas a diversas ameaças digitais que podem colocar em risco informações confidenciais e estratégicas para os negócios.


As grandes empresas, no entanto, por contarem com mais recursos e até mesmo com toda uma área dedicada somente à segurança tecnológica, conseguem minimizar esse problema com mais facilidade, colocando em prática políticas de segurança e adotando soluções robustas para a proteção das informações compartilhadas em seu ambiente corporativo e externamente com fornecedores e clientes.

Com os mesmos tipos de problemas, porém com muito menos recursos, tanto financeiros como mão-de-obra e infra-estrutura, as pequenas empresas são, muitas vezes, 'presas' fáceis de hackers e ameaças virtuais, o que pode causar sérios prejuízos para os seus negócios, em alguns casos sem retorno, como perda de clientes. Mas como ficam essas empresas diante da evolução dos tipos de ameaças pela Internet? Quais as soluções tecnológicas mais acessíveis e como elas podem se proteger sem despender grandes investimentos e, conseqüentemente, sem colocar o seu orçamento em risco?

Algumas empresas já obtiveram melhorias no ambiente corporativo após adquirir soluções de segurança tecnológica, como a KYB do Brasil. Com a implementação de ferramentas apropriadas, a KYB do Brasil garantiu a segurança dos computadores de seus funcionários com soluções antivírus e antispyware e o resultado passou a contar com a redução do tráfego de emails na rede, mais facilidade na identificação de problemas existentes e possíveis vulnerabilidades.

Para alcançar esses benefícios, a KYB do Brasil optou por implementar a solução Client Server Messaging Security para SMB, versão 3.6 (certificada para uso com Microsoft Windows Vista), da Trend Micro, empresa lí­der em antiví­rus corporativo e segurança de conteúdo. Com a ferramenta, própria para a proteção do ambiente tecnológico de pequenas empresas, com cinco a 100 funcionários, a empresa passou a contar com um poderoso antispam e antivírus para Exchange, antivírus para servidores e estações e antispyware para estações. "Consideramos a Trend Micro proativa em relação aos ataques e vulnerabilidades dos sistemas, pois o software envia emails para o administrador, identificando as estações com possíveis vulnerabilidades", afirma Fernando Azevedo, gerente de TI da KYB do Brasil.

De acordo com Marcelo Sanches, responsável pela área de suporte e capacitação da Trend Micro no segmento Small Business, "o sucesso de uma implementação de segurança em uma pequena empresa depende, essencialmente, do entendimento de suas necessidades".

O executivo explica que, diferentemente das grandes corporações, elas necessitam de uma completa proteção contra vírus, trojans, spywares e quaisquer outras ameaças ou epidemias, sem intervenção do pessoal de tecnologia da empresa, durante 24h por dia, sete dias por semana. "Por isso, o grande diferencial de nossa solução é a sua função de defesa automática, que permite que as empresas se mantenham informadas sobre o estado atual de seu sistema de segurança sem que isso interfira na sua rotina", acrescenta.  "A segurança e o funcionamento da infra-estrutura tecnológica já pode deixar de ser um 'pesadelo' para os pequenos empresários", finaliza o executivo.