A sabedoria da pipa

419

*por Claudia Queiroz

Sua voz pode ajudar a resolver problemas reais, mas você só vai descobrir se expressando com ela. Vivemos em tempos em que figurinhas descrevem emoções, mensagens de texto resumem o que queremos que o outro saiba, mas essa convivência mais próxima com família, novo formato de trabalho com videoconferência, podcasts e lives estão exigindo domínio de pensamentos, ideias e significados para oferecer soluções com objetividade.

Esse me parece o rascunho de um novo normal, onde os criativos e persistentes se reinventam em tempos de crise. E é justamente essa reflexão que nos inspira a fazer o melhor, de um jeitinho diferente, garantindo bons resultados para mante a saúde mental em dia.

Reduzir o estresse para conviver melhor com a família e demais pessoas neste formato virtual e tornar-se melhor depois que esta grande pandemia acabar. Por isso, não espere pelos feitos grandiosos. Os verdadeiros heróis já estão por aí mudando devagarinho as coisas de lugar. Este é um exercício de continuidade que exige bravura, constância e fé na vida.

Se fazer algo está difícil, experimente não fazer nada. Mas abra os ouvidos e coração para lembrar em quantas vezes um texto, uma frase ou um vídeo te salvaram. Disseram exatamente o que você precisava escutar. Aqui entre nós, imagine então se as pessoas que criaram esse conteúdo que te deu um clique não o tivessem feito…

Existem duas coisas que nos impulsionam com propósito: contribuição e impacto. Contribuição é o que você pode dar para o mundo exatamente no lugar onde está, com os recursos e possibilidade que tem. O impacto é o que vai acontecer na vida de alguém, quem sabe de várias, se você começar ou continuar colocando sua palavra no mundo…

De nada adianta passar a vida RECLAMANDO. O hábito de clamar a Deus várias e várias vezes pela nossa insatisfação serve apenas para aprendermos a nos ouvir. Sabe a lei do espelho? Da reciprocidade, de receber de volta o que damos ao mundo? Tenho um vídeo sobre isso no Youtube. Da uma olhada lá quando puder. https://www.youtube.com/watch?v=E7bKYMR2fuE&t=4s

Cada problema carrega uma solução. A balança que despenca a rabugice é a GRATIDÃO e ser grato deixa sua vida leve. Há coisas, como um vírus que estamos enfrentando ou determinados problemas que a vida nos apresenta que tem prazo de validade, vai passar, mas até lá, precisamos aprender a conviver com eles e a crescer com isso.

O novo normal nos convida a dar voz ao que realmente importa na vida. Esse é só um aperitivo da colheita que esse ano está trazendo para cada um de nós. Hoje li sobre o poder da pipa, que não levanta voo quando o vento está fraco. Num ano de dificuldades e mudanças na rotina, estamos sendo convidados a empinar pipas com as crianças, para mostrar a elas que é preciso habilidade para vencer.

Essa vem sendo a minha declaração de propósito de oferecer bons pensamentos a cada texto que escrevo. Agora é a sua vez. Porque você pode ser a melhor notícia do dia, da semana, do mês ou do ano. Pode ser que não descobriu isso ainda… Mas se já, quero saber o que aprendeu quando repetiu várias vezes o que planejou antes de descobrir a valorizar tudo o que já tem em 2020. Conta pra mim.

Claudia Queiroz é jornalista.