A poltrona perfeita: queremos conforto e beleza

321
Quando a intenção é estimular a interação, as poltronas devem ser dispostas em frente ao sofá, convidando à conversa. Na foto, Poltrona Camila , da coleção Legado da Sierra Móveis

Com a evolução da pandemia de covid-19 em todo o mundo, as pessoas têm procurado na maior parte se resguardar. Ficar em casa, sempre que possível, é uma forma de evitar não apenas de contrair o coronavírus, mas de passar para outras pessoas e prejudicá-las e suas famílias. Ao ficar mais em casa, comprovamos o que há é uma realidade na decoração e se fortalece a cada ano: conforto é muito importante. E isso inclui conforto visual. Tem que ser bonito e tem que ser confortável.

No caso das poltronas, este é uma premissa fortíssima. A Sierra Gabriel, em São Paulo, preparou dicas para escolher a poltrona dos sonhos para cada função e ambiente. Trazemos aqui algumas delas. Ah, e já vale também para o Dia dos Pais, que está chegando.

 ** Em Curitiba, a Sierra Móveis fica localizada na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1941, no bairro Batel.

 Por onde começar

A sala de estar é um ótimo cômodo para apostar nas poltronas. “É importante ter em mente as medidas, tanto do local quanto dos demais móveis, para definir exatamente as dimensões da poltrona”, aponta Gisele Leal, proprietária da Sierra Móveis Gabriel. Um móvel mal colocado pode comprometer a circulação ou deixar o espaço tumultuado. Deve-se considerar também o estilo do projeto e a funcionalidade. Vale considerar a colocação de um pufe ou banqueta em frente à peça, para esticar as pernas.

Composição com o sofá

As poltronas devem estar em harmonia com o sofá, mas isso não quer dizer que devam seguir o mesmo modelo ou acabamento. Entretanto, vale seguir algumas diretrizes: sofás robustos que são próximos do chão pedem por poltronas mais leves, para equilibrar. Cores, estampas e texturas são ótimas pedidas para projetos arrojados. Para os mais clássicos, o ideal é optar por poltronas com tecidos sóbrios e ousar apenas nos detalhes – como uma boa manta, xale ou almofada.

Disposição mais adequada

Deve levar em conta o tamanho do ambiente. Espaços amplos podem receber uma dupla de poltronas, mais discretas e perpendiculares ao sofá, e uma terceira peça, mais robusta, no lado oposto. “Nesse caso, é importante atentar ao tamanho das poltronas perpendiculares – elas não devem avançar mais do que a medida do sofá”, orienta Gisele Leal. Poltronas reclináveis geralmente devem ser dispostas voltadas para a televisão. “Caso a ideia seja criar um ambiente onde a interação entre as pessoas seja o foco, as poltronas devem ser dispostas em frente ao sofá. Isso privilegia a conversa entre os convidados”, aconselha.

Opções para ambientes pequenos

Poltronas são a pedida perfeita para apartamentos pequenos – é necessário apenas adequar a quantidade e o estilo ao espaço. “Em apartamentos pequenos, capriche no modelo, pois ela será a estrela do ambiente”, destaca Gisele Leal. Opções mais compactas e leves também são boas escolhas, pois permitem que se movimente o mobiliário com facilidade pela casa.