“A odontologia tem um papel social muito amplo”

393
Giovanna Marquesi Ciarlo: “a odontologia é muito importante. Afinal nossa saúde começa pela boca”.

Um profissional formado em Odontologia é responsável pela saúde bucal das pessoas que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados à mordida, gengiva e dentes. Também realiza tratamentos estéticos e intervenções relacionada à saúde bucal.

A coluna BUSINESS WOMAN entrevistou, Giovanna Marquesi Ciarlo, 21 anos de idade, recém-formada em Odontologia pela Universidade Positivo. “A Odontologia é uma profissão linda que requer muito comprometimento principalmente por estar lidando diretamente com uma outra vida.  Desde o início sempre soube que era isso que eu queria e assim dedico ao máximo nas coisas que estou envolvida”, relata Giovanna

Formada em 2020, ela fez pesquisas de Iniciação Científica, cursos de aperfeiçoamento e imersão. “A odontologia tem um papel social muito amplo. Desde o primeiro ano de faculdade já entrei em estágios não remunerados dentro da própria faculdade sendo auxiliar dos alunos da pós-graduação de implantodontia. Também participei de uma seleção para entrar no centro acadêmico onde fiquei responsável pelas ações sociais”, enfatiza Giovanna.

E acrescenta: “Realizamos muitos projetos sociais em escolas e instituições carentes onde pudemos levar, além de nosso conhecimento, doações também. Além de proporcionar um momento especial e de descontração na vida de muitas pessoas”.

Ainda sobre sua profissão, ela define que “a odontologia é muito importante. Afinal nossa saúde começa pela boca. Daí a recomendação de visitar um odontólogo a cada 6 meses para manter a região da boca sempre saudável e evitar o desenvolvimento de outros problemas bucais. ”

Giovanna Marquesi Ciarlo enfatiza que sempre gostou muito tanto da parte da reabilitação funcional quanto da parte Estética da odontologia. “A harmonização orofacial está em alta.  É uma área que me encanta muito pois não se trata de modificar o rosto do paciente e sim exaltar a beleza que o mesmo já tem e trazer a auto estima do paciente de volta”, disse.

E acrescenta: “Estou constantemente realizando cursos de imersão e aperfeiçoamento para trazer as melhores técnicas aos meus pacientes, sempre com muito cuidado e evitando qualquer tipo de intercorrência”.

Para ela “a higiene bucal não é somente vaidade. Muitas doenças e problemas sérios de saúde são prevenidos com uma boa escovação e uma maior atenção à saúde de nossas bocas. Dessa forma, a odontologia tem um papel social muito amplo. ”

Atualmente ela trabalha em duas clínicas além de seu consultório. “Também estou realizando três especializações como a implantodontia, prótese dentária e periodontia” acrescenta.