Altos-PI ostenta a única invencibilidade entre as quatro Séries do Campeonato Brasileiro
18/07/2025 às 14:15
Foto: @samukafotos

Entre os 124 clubes que compõem as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro, o Altos-PI se diferencia dos demais por sua campanha inigualada no cenário nacional: é o único invicto nas quatro principais divisões do país. Nos 12 jogos pela Série D, os piauienses têm sete vitórias e cinco empates, com 22 gols marcados e 12 sofridos.

Tal campanha lhe credenciou a liderar o Grupo A2, com 26 pontos, e, principalmente, a garantir a classificação para o início do mata-mata com três rodadas de antecedência do fim da primeira fase, após a vitória sobre o Maracanã-CE por 3 a 1, em Maracanaú, no dia 6 de julho.

Batizado em alusão ao município de Altos, localizado a cerca de 40km de Teresina e cuja população gira em torno de 50 mil habitantes, o clube hoje manda seus jogos na capital do Estado, mais precisamente em dois estádios: Albertão, onde empatou por 1 a 1 com Tocantinópolis e Imperatriz e venceu o Maracanã por 1 a 0, e Lindolfo Monteiro, em que derrotou o Parnahyba por 4 a 2 e o Iguatu por 2 a 1 e ficou no 1 a 1 com o Sampaio Corrêa.

Fora de casa, o Altos empatou por 1 a 1 com o Maranhão, em São Luís, ganhou do Parnahyba por 2 a 0, em Parnaíba (PI), superou o Iguatu por 3 a 2, em Iguatu (CE), além de empatar com o Sampaio Corrêa por 2 a 2, em São Luís, vencer o Imperatriz por 1 a 0, em Imperatriz (MA), e derrotar o Maracanã por 3 a 1, em Maracanaú (CE).

A sequência invicta do Jacaré, porém, teve início em 16 de março, antes da Série D, na semifinal do Campeonato Piauiense, com a vitória por 3 a 2 sobre o Fluminense-PI. Em função do revés por 1 a 0 no duelo de ida, o resultado levou a decisão da vaga na final aos pênaltis, nos quais o Fluminense venceu por 4 a 3.

Na sequência, o Altos encarou compromissos pela Copa do Nordeste: empate por 1 a 1 com o Moto Club e 1 a 0 sobre o Sport. Em seguida, o Altos começou sua trajetória na Série D.

A eliminação na final do Estadual e após dois bons resultados no torneio regional soou como um prenúncio da grande campanha que estava por vir. Desde então, são quatro meses sem saber o que é perder, totalizando 15 partidas.

Protagonistas da campanha

Para conquistar este feito único neste ano no Brasil, o Altos contou com o protagonismo, a liderança e a história de alguns personagens. Por exemplo, tem o artilheiro da Série D, o atacante Júnior Mandacaru, que anotou oito gols. Ele é responsável por 36% dos 22 tentos marcados pelo Altos, dono do quarto melhor ataque da competição. Aparecidense (30), ASA (24) e Manauara (23) estão à frente.

Além do goleador, dois líderes do elenco exercem papel fundamental: o zagueiro e capitão Leandro e o meio-campista Esquerdinha. Coincidentemente, a dupla tem números idênticos pelo Altos. Leandro disputou 99 jogos pelo Verdão Altino, enquanto Esquerdinha chegou à centésima partida contra o Parnahyba, no último sábado (12).

Portador da braçadeira de capitão, o defensor comemora a campanha, mas faz questão de lembrar que os resultados ainda não satisfazem as metas da equipe: “Ficamos felizes pela sequência e pelos resultados que têm vindo. São fruto do grande trabalho que estamos fazendo, com os pés no chão”, disse. “Sabemos que a sequência é importante, mas ainda não ganhamos nada. Vamos continuar firmes e fortes em busca dos resultados.”

Já o camisa 10 é ídolo dos torcedores e fez parte da ascensão do clube. Contratado em 2015, viu o Altos engatinhar e participou da conquista do primeiro título (2ª divisão do Campeonato Piauiense) e da estreia da equipe na Série D, em 2016, e em Copa do Nordeste e Copa do Brasil, ambas em 2017. Retornou neste ano e deseja coroar a invencibilidade com o acesso.

“Tenho uma gratidão muito grande ao Altos por ser o clube que me projetou. Devido à grande campanha e à solidez que estamos tendo, fica claro que queremos subir, estamos nos adaptando bem a qualquer campo e temperatura. Sem dúvida, a nossa expectativa é de conseguir o acesso, sempre respeitando os rivais e buscando crescer dentro da competição”, explicou.

O treinador Jerson Testoni faz questão de reconhecer o empenho do grupo de jogadores, mas ressaltou que espera que o elenco mantenha o nível de atuação nos dois últimos jogos da primeira fase.

“Deixo claro que o mérito total é dos atletas. Essa série invicta vem de muito trabalho desde o início da competição, nossa equipe mostrou uma regularidade importante, e nos deixa muito orgulhoso e feliz. Estamos classificados e cobrando muito os atletas para não baixar o nosso nível de concentração, execução e desempenho. Faltam dois jogos em que a gente tem que manter o nível de concentração e regularidade”, destacou.

No sábado (19), o Altos, fundado em 19 de julho de 2013, completará 12 anos de história e sua torcida irá comemorar o aniversário da agremiação e, quem sabe, a ampliação da invencibilidade no confronto com o Tocantinópolis, às 16h, no João Ribeiro, em Tocantinópolis (TO).

Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio