
Crédito: Freepik
Para muitas pessoas, perder peso pode parecer algo positivo, principalmente em um país tropical como o Brasil, onde por muitos meses do ano usamos poucas roupas que expõe mais o corpo. No entanto, quando isso ocorre de forma rápida, significativa e sem motivo aparente, é importante acender o sinal de alerta.
Estudos mostram que a perda de peso involuntária pode ser um dos primeiros sinais de câncer, especialmente quando vem acompanhada de outros sintomas sutis. Recentemente, uma pesquisa realizada pelas universidades britânicas de Oxford e Exeter mostrou que cerca de 40% dos pacientes com câncer apresentaram esse sintoma de emagrecimento sem explicação logo após o diagnóstico. Já em casos mais avançados, os dados apontaram um aumento de mais de 80% pessoas atingidas. Isso indica uma relação direta entre o emagrecimento e a presença de tumores, especialmente os sólidos.
A pesquisa inglesa ainda apontou que os tipos de câncer mais frequentemente associados ao sintoma são os cânceres de pulmão, pâncreas, rins e colorretal. As mulheres com mais de 60 anos que apresentaram perda de peso aumentarem em 6,7% o risco de desenvolver câncer. Já entre os homens, esse risco foi superior, chegando a mais de 14%.
A médica rádio-oncologista do Oncoville, Luana Guerreiro, explica que a perda de peso repentina sem explicação pode, de fato, ser um sinal precoce alarmante de câncer, por isso é fundamental ficar atento aos sinais. A perda de peso relacionada ao câncer pode acontecer por vários motivos, incluindo o aumento do metabolismo, quando tumores podem liberar substâncias inflamatórias que aceleram o gasto energético do corpo, mesmo em repouso.
“A falta de apetite também deve ser um sinal de alerta, uma vez que alguns tipos de câncer afetam diretamente o apetite ou causam desconfortos digestivos que dificultam a alimentação. O indivíduo também deve ficar atento ao comprometimento da digestão e absorção de nutrientes, quando há mudança nessa questão é um sinal para tumores que afetam o estômago, intestino, pâncreas e fígado. Já quando o câncer estiver avançado pode ocorrer quadros de caquexia, que são um tipo grave de perda de peso e massa muscular”, explica a médica.
Cuidar da saúde é um ato de prevenção, por isso o diagnóstico precoce faz toda a diferença no sucesso do tratamento. Ignorar os sinais pode atrasar o cuidado em fases em que o câncer ainda seria tratável com maior chance de cura e tratamentos menos invasivos.