MENUx
A responsável pela política externa da União Europeia manifesta intenção de pressionar a Rússia a levar em consideração um cessar-fogo ao indicar que o bloco e os Estados Unidos vão apoiar juntos a Ucrânia.
Kaja Kallas falou quarta-feira em Bruxelas, em entrevista exclusiva à NHK. A afirmação foi feita em um momento em que o governo americano começa a indicar que aumentará a pressão sobre a Rússia.
Ela classificou de “sinal positivo, sem dúvida” o recente anúncio de Donald Trump de que Washington enviará mais armas à Ucrânia por intermédio de países integrantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Disse esperar que os Estados Unidos também “sigam adiante com a imposição de sanções ou tarifas elevadas à Rússia” para privar o Kremlin dos meios necessários ao financiamento do conflito com a Ucrânia.
Além disso, Kallas declarou: “E, se ambos dermos o recado à Rússia de que o país não pode nos sobrepujar em resistência, que vamos apoiar a Ucrânia, Moscou não poderá — você sabe — nos superar, e isso também fará a Rússia mudar a avaliação”.
Quanto à relação entre a União Europeia e o Japão, ela afirmou que as duas partes são “parceiras, com conceitos muito semelhantes em quase todas as questões”. Kallas defendeu a necessidade de intensificar a cooperação bilateral.
com ag internacionais