MENUx
Na manhã da próxima segunda-feira (17/3) o Vale do Pinhão promove uma conexão internacional de empregabilidade. É a feira Curitiba Conecta Alemanha, que será realizada no Pinhão Hub (Rua Engenheiros Rebouças, 1.732, Rebouças) com a presença de representantes de 15 empresas alemãs em busca de trabalhadores interessados em atuar no exterior.
No evento, das 9h às 12h30, as empresas vão apresentar suas ofertas de trabalho e estágio, conhecer candidatos, fazer o recrutamento e seleção de interessados nas vagas, tendo como público-alvo estudantes, graduados e profissionais a partir de 17 anos.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por este link: https://conectaalemanha.de.
Falar alemão não é obrigatório: o evento terá tradutores para facilitar a comunicação. Também é possível conversar em inglês e em alemão.
Segundo a organização da feira, as empresas estão de olho nas competências dos candidatos e que estejam dispostos a aprender a língua germânica.
"Um dos fatores que despertaram o interesse dos empresários alemães em buscar trabalhadores em Curitiba é a excelente formação dos profissionais nos níveis técnico, de graduação e pós. Os programas da Prefeitura para o Vale do Pinhão contribuem na qualificação destes profissionais nas novas demandas do mercado que, como as novas tecnologias digitais", destaca o assessor da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Nicolás Ramírez.
Além das oportunidades das 15 instituições participantes, serão divulgadas vagas de trabalho em Floresta Negra, região sudoeste da Alemanha, com 50 cidades, que reúnem 200 empresas.
A Feira é organizada pela Talents 4 e tem o apoio da Prefeitura, como uma das ações de incentivo ao empreendedorismo e inovação, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) e da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.
As corporações participantes da feira atuam em diferentes áreas, como Saúde, Educação, Tecnologia e Inovação, Construção Civil, Indústria e Hotelaria. Nos últimos anos, a Alemanha vem buscando mão-de-obra estrangeira para suprir um déficit de mais de 600 vagas a serem preenchidas no país.
“Teremos vários estandes onde os candidatos vão poder conversar diretamente com os CEOs dessas empresas, conhecer os objetivos de cada organização, sua cultura e seus valores”, destaca Sara Monteiro Saad, CEO da Talents 4, agência organizadora da feira.
Além da inscrição prévia no evento, os interessados devem levar currículo atualizado. Não há necessidade de passaporte ou visto. Todo processo legal para a mudança dos candidatos selecionados será acompanhado pelas contratantes e pela agência.