MENUx
Descerramento da placa que marca a inauguração da nova unidade. Fotos: Davi BortolossiO Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) recebeu oficialmente, neste sábado (17), a doação do Centro de Formação Profissional Dr. Celso Charuri, nova unidade do Senai em Londrina, no Norte do estado. O edifício leva o nome do médico e filósofo que fundou a Pró-Vida. A obra foi construída com recursos da Central Geral do Dízimo, departamento do movimento que recebe doações anônimas e financia projetos sociais. No espaço, o Senai ofertará cursos, treinamentos e serviços em vários níveis para atender as novas demandas tecnológicas da indústria.
Esta é a segunda unidade que o Sistema Fiep recebe por meio da parceria com a Pró-Vida. A primeira, que funciona no bairro São Francisco, em Curitiba, foi doada em 2018. Em Londrina, a estrutura está localizada no Jardim Bancários, no terreno onde antes funcionava uma unidade do Sesi. O prédio tem quatro pavimentos e área total construída de 7.673 m². Toda a obra foi financiada e executada pela Central Geral do Dízimo da Pró-Vida. A partir de agora, o Senai fará a gestão do espaço, com a oferta de cursos e serviços que atenderão não somente a indústria e a comunidade do município e região, mas também de todo o Paraná e até de outros estados.
“A importância desta doação, inclusive pelo propósito da Pró-Vida, que foi quem doou, e pelo propósito do Senai, só por si já é um grande ato”, afirmou o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos. “A busca pela evolução daqueles que passarão por aqui e terão os cursos profissionalizantes, de graduação e de pós-graduação, além dos serviços das nossas estruturas de tecnologia e inovação, vai colaborar muito para a comunidade de Londrina, do Paraná e do Brasil”, acrescentou.
Para Vasconcelos, os serviços da área de tecnologia e inovação ajudarão, ainda, a impulsionar a competitividade da indústria paranaense. “Temos uma busca por trazer cada vez mais um ambiente favorável para a indústria. Hoje o Senai cumpre uma etapa importantíssima, porque todo esse arcabouço aqui vai ajudar o empresário a conseguir qualificar sua indústria e buscar novos mercados, com acesso a tecnologia e inovação, entendendo aquilo que temos de mais moderno nas concorrências industriais no mundo”, disse.
Já o diretor-adjunto do Departamento das Escolas Profissionalizantes da Central Geral do Dízimo, Antonio Carlos Petrillo, destacou que, ao realizar a doação de estruturas como a que foi entregue em Londrina, a instituição cumpre com sua missão. “O propósito da Central Geral do Dízimo com essas escolas profissionalizantes é que nós acreditamos que podemos dar mais dignidade aos homens, e isso significa uma vida melhor para as pessoas”, disse.
A solenidade de doação do Centro de Formação Profissional Dr. Celso Charuri reuniu cerca de 1,5 mil pessoas, a maioria integrantes da Pró-Vida vindos de diversas cidades do Paraná e de outros estados. Estiveram presentes, ainda, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati; o secretário de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani; o diretor da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e ex-presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo; a vice-presidente Federação Célia Oliveira Souza Catussi e os diretores da entidade Itamar Carlos Ferreira, Lúcio Kamiji e Allan Gomes Guimarães; o coordenador regional da Fiep no Norte do estado, Valter Orsi; o vice-coordenador do Conselho Setorial da Indústria da Construção Civil da Fiep, Osmar Ceolin Alves; e a diretora regional do Senai Paraná, Fabiane Franciscone.

Sobre a nova unidade
A nova unidade do Senai em Londrina terá capacidade para atender aproximadamente 1 mil alunos, com 16 salas de aula e 16 laboratórios, entre eles os voltados a desenvolvimento de software, robótica, eletrônica, realidade virtual e aumentada, internet das coisas e automação industrial. O espaço contará, ainda, com um auditório para até 200 pessoas.
Na área educacional, o Senai ofertará cursos técnicos, de aperfeiçoamento e de qualificação nas áreas de Automação, Gestão, Segurança do Trabalho e TI. Além disso, o UniSenai PR, Centro Universitário do Sistema Fiep, ofertará cursos superiores nas áreas de Tecnologia em Automação Industrial, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Software. Também disponibilizará pós-graduação nas áreas de Engenharia de Automação Industrial, Manutenção Industrial, Projeto e Manufatura Enxuta e Inteligência Artificial Aplicada aos Negócios.
leia mais: agenciafiep.com.br