A Ghignone (Rua Comendador Araújo, 534) sedia o lançamento em Curitiba, nesta terça dia 18, do livro 90 Anos de Cinema, a história de Luiz Severiano Ribeiro.

Em edição de luxo, livro assinado pelo jornalista Toninho Vaz conta a saga do cearense que chegou a comandar a maior cadeia de cinemas do Brasil – 77. Com o filho (Ribeiro Júnior), à frente da Atlântida Cinematográfica, cinema brasileiro pôde conhecer a glória das chanchadas e os talentos de Oscarito e Grande Otelo. Na noite de autógrafos, será exibido O Homem do Sputnik, de Carlos Manga. Com Oscarito, Grande Otelo e Cyll Farney, é o maior sucesso de bilheteria na história do cinema brasileiro, registrando 15 milhões de espectadores em 1959, quando o Brasil tinha 60 milhões de habitantes.

Para comemorar os 90 anos de fundação do primeiro cinema da rede Severiano Ribeiro, a empresa decidiu contar sua história e aproveitar (parcialmente) um acervo de 2.200 fotos que continuavam inéditas em seus arquivos. A trajetória, desde o pioneiro cine Magestic, em Fortaleza, inaugurado em 1917, até as modernas salas múltiplas instaladas em shoppings, registra várias etapas do cinema brasileiro. Leia esta história!