Sobre o Fala Curitiba
29/03/2024 às 04:40
Fala Curitiba encerra no domingo a primeira fase da consulta pública. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Mais de 9,2 mil pessoas já sugeriram obras e serviços para a Prefeitura nos 22 primeiros dias do Fala Curitiba, cuja primeira fase foi aberta em 1º de março e termina neste domingo (31/3), pela internet. A informação é do Imap (Instituto Municipal de Administração Pública), responsável pela consulta pública.

A segunda etapa começa segunda-feira (1/4), novamente pela internet e pelo Fala Móvel e também pelas reuniões presenciais.

O resultado já é maior do que o alcançado no mesmo período do ano passado, quando pouco mais de 6,5 mil pessoas fizeram pedidos para a administração municipal. “Isso indica que a população já espera pelo programa, que se repete pelo oitavo ano consecutivo, e atendeu ao apelo de participação antecipada”, avalia a diretora de Planejamento, Pesquisa e Inovação do Imap, Adriane Cristina dos Santos. A antecipação se deve aos prazos do ano eleitoral, que impedem a consulta de ser levada ao segundo semestre, conforme ocorre em anos sem eleições. Na fase atual, moradores de Curitiba a partir de 15 anos e pessoas que trabalham na cidade estão escolhendo cinco prioridades entre 65 possibilidades distribuídas em 17 políticas públicas – como Saúde, Educação e Cultura, entre outras. Como nos anos anteriores, Obras Públicas lidera os pedidos. Esse setor soma 16% das demandas. A seguir vêm Segurança (12%), Meio Ambiente (11%), Saúde (10%) e Assistência Social (9%).

Serviço: Fala Curitiba 2024 - cronograma

Segunda fase (credenciamento de sugestões LOA): é a vez das sugestões para detalhar o que fazer com o dinheiro disponível do orçamento municipal em cada área temática
Início – 1/4
Encerramento - 8/5, com reuniões de bairros de 22/4 a 8/5

Terceira fase (votação LOA): votação final
Início - 11/6
Encerramento - 28/6, com reuniões regionais (de 24/6 a 28/6)
com SMCS

Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio